Caça

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Nota: Se procura a classe de aviões, consulte caça (avião).

A caça é a perseguição de animais, que pode ter como pano de fundo uma série de motivos diversos.

Índice

[editar] Caça

Caça é a perseguição de um animal a outro, normalmente com intenção de abate. É uma prática usada pelos animais carnívoros ou omnívoros para obtenção de alimento. Muitas espécies utilizam a caça, cada qual com técnica especializada levando em conta as características físicas do animal caçador e da presa. Geralmente usam emboscadas, perseguição em velocidade e/ou trabalho em grupo, sempre visando, dentre os possíveis alvos, os mais frágeis, como animais velhos, doentes ou recém-nascidos.

[editar] Caça humana

O Homem também utiliza a caça. Antes da civilização, esta era a principal fonte de alimento de muitos dos grupos humanos. Porém, a expansão populacional e o desenvolvimento da civilização, tornou o extrativismo natural, coleta, caça e pesca, insuficientes para o abastecimento da população, sendo que a obtenção destes produtos foi substituída pela agricultura e pecuária, tendo a pesca resistido até os dias de hoje e obtendo escala industrial.

Embora a caça de substância ainda resista até os dias de hoje, ela ocorre em pequenas comunidades isoladas, como algumas tribos indígenas, por exemplo. Outra modalidade de caça, a esportiva, ganhou importância com o passar dos séculos. Esta modalidade não visa a obtenção de alimentos mas a conservação de tradições, emoção da perseguição e do abate entre outras.

Com a extinção ou ameaça de extinção espécies em alguns locais, foi necessária a criação de normas reguladoras a caça, que só é permitida em locais determinados, para certas espécies e em número limitado de quantidade. E até em muitos países, a proibição total.

No Brasil, o único estado que permite a caça esportiva é o Rio Grande do Sul, sendo que a temporada varia de ano a ano, em geral de Maio a Agosto. Por vezes liminares solicitadas à justiça por grupos ambientalistas suspendem a temporada. Na verdade o Rio Grande do Sul permitia, no passado. A caça esportiva está proibida desde o ano de 2005, graças a diversas ações civis públicas.

[editar] Ideologia por trás da caça

A caça é uma das mais antigas atividades do ser humano em favor de sua sobrevivência. A antropologia admite que a espécie humana somente atingiu o atual estágio de desenvolvimento mental a partir do momento em que os primeiros hominídeos deixaram de ser coletores para se tornarem onívoros. Isso foi determinante no desenvolvimento do senso de colaboração entre humanos, bem como no desenvolvimento de ferramentas. O instinto de caçar está presente no ser humano, seja na sua forma original ou na prática de esportes que ritualizam simulações de caçadas.

O abate de animais por esporte é praticado por povos em todo o mundo, independente de credo ou etnia. O ato de caçar tem implicações de caráter ético e, para a maioria das pessoas, trata-se de uma questão de foro íntimo.

A caça por esporte continua presente onde houver condições para sua prática. É um instinto tão espontâneo que pode ser facilmente observado logo na primeira infância.

A subsistência do esporte da caça em áreas milenarmente ocupadas no velho mundo, torna inquestionável que um manejo adequado somado a preservação e recuperação das áreas silvestres fazem da caça um esporte plenamente sustentável.

O imenso progresso nas condições de vida registrado na segunda metade do século XX gerou uma urbanização sem precedentes, além de uma melhoria e dinamização dos processos produtivos de carne e derivados.

Com isso, aliado a penetração de valores de preservação a caça começou a ser discutida de forma mais intensa na sociedade. Muitos grupos defendem a proibição irrestrita da caça, especialmente da caça esportiva.

A Caça de subsistência ainda é praticada por comunidades indígenas ou de regiões mais isoladas do globo, ou mesmo, em casos especiais.

Mesmo os praticantes e defensores da pratica da Caça para fins esportivos, culturais ou tradicionais tendem a apoiar atitudes preservacionistas e de diminuição do dano à natureza que tal prática pode causar.

[editar] Fatos

Em 2005, o parlamento inglês proibiu a caça à raposa, tradição na Inglaterra que já era há alguns anos proibida na Escócia, país vizinho.

[editar] Ligações externas

Portal O SAPO Saber possui o
Portal de entretenimento
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}


  Este artigo é um esboço sobre entretenimento. Você pode ajudar o SAPO Saber expandindo-o.

be-x-old:Паляваньне

Ferramentas pessoais