Morangos com Açúcar

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Morangos com Açúcar
Formato Série de televisão
Género {{{genero}}}
Duração
Criado por Casa da Criação
País de origem Portugal Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es)
Produtor(es) NBP
Apresentador(es)
Elenco Lista de Actores
Narrador(es)
Tema de abertura
Tema de encerramento
Exibição
Emissora
de televisão
original
{{{rede_tv_orig}}}
Emissora(s)
de televisão
lusófona(s)
TVI
Formato de exibição
Transmissão original 30 de Agosto de 2003
Dezembro de 2009
Qt. de temporadas 6
N. de episódios 1.827

Morangos com Açúcar é uma série juvenil portuguesa transmitida pela TVI desde 2003, da autoria da Casa da Criação. É transmitida actualmente em Portugal, na Roménia e na Síria. Já foi transmitida no Brasil, porém sem grande creditação dos críticos e público em geral. Em Portugal, graças à sua popularidade, já está no ar com sua sexta (6ª) temporada, com o subtítulo "Geração Rebelde".

O primeiro nome sugerido para a série foi "Baía do Sol", mas os autores acharam que Morangos com Açúcar, traria outro sabor à série.[carece de fontes?]

A 15 de Março de 2006, a equipa de autores foi distinguida no Casino Estoril pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing com o Prémio Personalidade Marketing Cultura e Espectáculo.

Em Outubro de 2007, Morangos com Açúcar foi distinguida na edição nº69 dos Prémios Ondas, atribuídos anualmente pela rádio espanhola Cadena SER, pela excelência e longevidade da série, bem como pelo seu papel na formação de jovens actores.

Também em Outubro de 2007, a TVI vendeu a série na íntegra a uma emissora Russa a fim de ser exibida brevemente nesse país, e em Fevereiro do ano seguinte a uma emissora de Angola, enquanto que a China produzirá a sua versão.

Devido à enorme popularidade e audiências da série, José Eduardo Moniz decidiu criar o filme de Morangos com Açúcar, a estrear a 18 de Setembro de 2009.

Índice

Temporadas

Série I

Protagonistas: Joana (Benedita Pereira) Pipo (João Catarré)

Setembro de 2003...A história de Morangos com Açúcar desenrola-se sob o sol de Verão em cenários coloridos e dinâmicos como a Praia dos Rebeldes, o Bar dos Rebeldes, o Colégio da Barra e o Health Club Aquabody.

Pipo Gomes tem 20 anos e é o mais velho de quatro irmãos que se tornaram órfãos devido a um trágico acidente de automóvel que vitimou os pais. Durante dois anos, Pipo e os irmãos ficam a cargo Vitória Semedo, sua tutora legal, mulher interesseira, que quer controlar a herança dos sobrinhos e lhes faz a vida negra.

Para se afastarem das memórias do passado e fugirem da tia Vitória, Pipo e os irmãos decidem sair da sua cidade (Lisboa) e instalam-se numa simpática vila à beira-mar (Cascais), onde os pais possuem uma casa de férias. Investem o dinheiro do seguro de vida dos pais no aluguer de um pequeno bar na Praia dos Rebeldes, propriedade de um bom amigo da família, Martim Moura Bastos, um homem de posses com quem conviviam cada vez que passavam férias na Costa do Sol, E descubrimos que o vitor é menina.

Desporto principal: Surf

Série II-Regresso às Aulas

Protagonistas: Simão (Pedro Teixeira) Ana Luísa (Cláudia Vieira)

Setembro de 2004...Ana Luísa (Cláudia Vieira) e Simão (Pedro Teixeira) conhecem-se na pista de motocross, na véspera do primeiro dia de aulas. São ambos pilotos promissores e defrontam-se numa "corrida" renhida, que Ana Luísa (Cláudia Vieira) vence. O primeiro olhar entre ambos marca o início de um amor que será mais forte que qualquer adversidade, mas que levará algum tempo a definir-se. O problema é que Simão namora com Carlota Antunes (Mafalda Pinto). Ela é uma rapariga ambiciosa, muito bonita e sensual que veio com ele para o Colégio da Barra. Ana Luísa Rocha (Cláudia Vieira) tem 17 anos e chega ao Colégio da Barra, beneficiando da Bolsa Martim Moura Bastos, uma ideia que Pipo (João Catarré) e Constança (Rita Salema) decidiram pôr em marcha e que permite a alunos com menos posses estudarem no colégio. Simão Navarro (Pedro Teixeira) pertence a uma família conservadora. Entra no Colégio da Barra para fazer o 12º Ano, à revelia do pai, que preferia que ele frequentasse o Colégio Militar. Ana Luísa (Cláudia Vieira) e Simão (Pedro Teixeira) são os líderes dos dois novos grupos de alunos do Colégio. As origens sociais diferentes criam de imediato uma rivalidade que começa logo no primeiro encontro, no átrio do Colégio.

Desporto principal: Motocross

Série III-Geração Rebelde

Protagonistas: Tiago (Luís Lourenço) e Matilde (Joana Duarte)

Setembro de 2005...O Colégio da Barra foi comprado por uma cooperativa de professores que estão decididos a manter o normal funcionamento do Colégio. O Colégio tem uma nova directora, Maria José (Ana Zanatti), proposta por Constança (Rita Salema), que deposita nela toda a sua confiança. A Escola Secundária dos Navegantes é uma escola pública, localizada nas imediações do Colégio da Barra. Estas duas escolas entram em competição e apesar das diferenças, os alunos das suas escolas aprendem a conviver uns com os outros. Tiago (Luís Lourenço) e Matilde (Joana Duarte) frequentam estas duas escolas e conhecem-se debaixo de água quando ela o salva de um acidente de mergulho, em Cuba. Quando chegam a Portugal, estão os dois apaixonados mas sem qualquer informação ou forma de contacto. Os desencontros entre Matilde (Joana Duarte) e Tiago (Luís Lourenço) sucedem-se sem eles saberem que afinal estão bem perto um do outro e que moram na mesma cidade... Porém a paixão dos dois está comprometida pelo facto de Tiago, após chegar de Cuba, conhecer Bia (Mariana Monteiro) e começar a namorar com ela sem saber que é, na verdade, irmã de Matilde. Para dificultar ainda mais as coisas, Bia é uma jovem perturbada com alguns traumas de adolescência e Matilde está comprometida com o possessivo e mimado Nélson (João Cajuda). O Colégio da Barra tem também novos alunos e novos grupos, de entre os quais as "Popstars", um trio de raparigas lideradas pela narcisista Mónica (Helena Costa), que tenta dominar as atenções de toda a escola e cujo passatempo preferido passa por humilhar os alunos mais novos ou inseguros, como a frágil Catarina (Filipa Oliveira). Para fazer frente às maldades das "Popstars" está o grupo de jovens liderados por Matilde (que é ódio de estimação de Mónica) e a quem se juntam Marta (Ana Guiomar), Tojó (Diogo Valsassina) e Crómio (Tiago Castro), entre outros. Existem outros grupos e todos se vão revelar com a chegada das eleições para a presidência da associação de estudantes.

Desporto principal: Downhill

Série IV-Espírito Rebelde

Protagonistas: André (Isaac Alfaiate) e Sofia (Mafalda Matos)

Setembro de 2006... Da fusão do Colégio da Barra com o Colégio de São Rafael resultam novas paixões e novos conflitos. André (Isaac Alfaiate) é um jovem engatatão que se apaixona pela praticante de kartcross Sofia (Mafalda Matos), mas esta recusa-se a dar bola a rapazes... Ao contrário da sua irmã Filipa (Sara Salgado), que só tem olhos para o namorado Gonçalo (António Camelier). Também as divergências entre Maria José (Ana Zanatti) e o antigo director de São Rafael, Augusto Ravina (Júlio Cesar), prometem aquecer o ambiente do novo Colégio.

Desporto principal: Kartcross

Série V-Geração Rebelde

Protagonistas: Diana (Sara Barradas) e Nuno (Sisley Dias)

Setembro de 2007... Início de mais um ano lectivo... O cenário deixa de ser o Colégio da Barra e passa a ser a escola frequentada por Sara, Pulga e João. A Escola Secundária D. Sebastião é uma escola pública da cidade de Lisboa, igual a tantas outras que existem nos meios urbanos. É uma escola que engloba alunos do 7º Ano ao 12º Ano, de várias áreas, deparando-se com os problemas típicos de qualquer escola portuguesa, designadamente a falta de verbas, a degradação das instalações e a insegurança. É uma escola com bastantes actividades extra-curriculares, onde se destacam o andebol federado, uma equipa de ginástica em formação e um clube de artes plásticas e multimédia, bastante activo, que organiza inúmeros eventos. Podem orgulhar-se de terem alunos de secundário com imensos conhecimentos em multimédia e 3D capazes de rivalizar com o ensino superior. Outros dos temas abordados são a gravidez na adolescência (com um futuro pai adolescente radiante), divórcio de um casal, intercâmbio de alunos e rebeldia na pré-adolescência. No arranque do ano lectivo, a escola organiza uma recepção a toda a comunidade escolar, até como forma de dar as boas vindas aos novos alunos, sobretudo aos do 7º Ano, que ali vêm pela primeira vez. Mas desde logo se percebe os os problemas dos alunos mais novos, que são sujeitos pelos mais velhos, às escondidas, a situações violentas e humilhantes.

Desporto principal: Andebol (Série Lectiva) e Râguebi (Série de Verão)

Série VI-Geração Rebelde

Protagonistas: Madalena (Laura Galvão) e Rodrigo (Pedro Rodil)

Setembro de 2008: marca o início do novo ano lectivo na Escola Secundária D. Sebastião e o regresso de mais uma série de novas aventuras na vida dos nossos personagens, uns já nossos conhecidos, outros que vamos ter oportunidade de conhecer. Este ano, a história arranca com o deflagrar de um conflito empolgante: Associação de Estudantes versus Clube de Rádio. Dois grupos de alunos irrequietos e combativos liderados pelos nossos protagonistas, Rodrigo (Pedro Rodil) e Madalena (Laura Galvão). Será uma batalha entre duas forças criativas poderosas e que não deixará ninguém indiferente. Na escola e fora dela, envolvidas num turbilhão de alegria, intriga e fantasia, veremos todos os alunos do Atelier de Dança e de Música, em ambiente de sons alternativos, coreografias arrojadas, uma classe de Karaté, uma equipa feminina de Voleibol, um grupo de praticantes de Parkour, um grupo de praticantes de MotoCross, os pais e os professores.

Desporto principal: Parkour

Formato da Série

As histórias das personagens principais são estabelecidas durante o ano lectivo e resolvidas nas Férias de Verão. A cada ano lectivo, o elenco da série é renovado. Algumas personagens antigas saem e entram outras personagens novas num sistema rotativo para manter o interesse do público, ficando apenas personagens que não excedem os dois anos de existência.

Até agora, as personagens com mais longevidade na série e as únicas excepções a esta regra foram Marta Navarro (Ana Guiomar), Rodas (Tiago Aldeia), Crómio (Tiago Castro) e Durval (Luís Gaspar). Em séries anteriores, as personagens secundárias mais proeminentes foram o Professor Sapinho (Guilherme Filipe), a Professora Constança (Rita Salema), o Professor Nuno (Carlos Vieira), Rafa (Rodrigo Saraiva), Zé Milho (Vítor Fonseca), Topê (Paulo Vintém), Tojó (Diogo Valsassina), a Professora Maria José (Ana Zanatti) e Becas (Sara Prata). Entre o elenco infantil, as personagens com maior duração foram Susana (Carolina Castelinho), Dani (Diogo Martins), Patrícia (Núria Real) e Gongas (Gabriel Cândido).

A série cinco veio quebrar totalmente com este molde, sendo que dos antigos actores apenas se mantiveram cinco (sete contando com entradas tardias na série quatro), e nem o mítico Colégio da Barra nem a Secundária dos Navegantes transitaram para a nova temporada. Além disso, os protagonistas deixam de ser um casal de jovens apaixonados, como nas séries anteriores, passando a ser pela primeira vez um grupo de amigos adolescentes. Com tamanha ruptura com o anterior formato, a série cinco pode quase ser considerado como um spin-off da original Morangos com Açúcar. A presença do subtítulo "Geração Rebelde" pela primeira vez no logotipo da série que é exibido durante o genérico vem reforçar esta tese.

Pipo (João Catarré) e Joana (Benedita Pereira), o casal protagonista da primeira série, foi o único casal protagonista que continuou a aparecer como personagens secundários durante a segunda série, visto que as suas personagens não seguiram para a Universidade.

As personagens de Afonso (Francisco Côrte-Real) e Tomé (Fernando Fernandes) reapareceram por breves instantes num momento da quarta série em que a sua mãe e tia Maria José (Ana Zanatti) foi atropelada. No fim das férias de Natal, Crómio (Tiago Castro), Daniela (Marta Faial) e Mimi (Jessica Athayde) regressam também numa breve participação. A personagem Marina (Sylvie Dias) da Primeira Série regressa à Quarta Série para integrar o elenco fixo. Algumas personagens terciárias da Primeira Série também têm feito participações especiais na Quarta Série (?!)

No final da Série de Verão IV, o cantor e actor FF regressou à série que o lançou para o estrelato para interpretar o seu novo tema "A Música Nasce" ao lado do também actor e cantor Angélico Vieira. No entanto, Angélico surgiu como uma figura totalmente nova, desligada da personagem que tinha interpretado anteriormente na Série Dois (David), tal como se repete na série VI, onde o cantor irá interpretar o seu mais recente tema: Bailarina.

Crítica

A série Morangos com Açúcar é alvo de críticas pela sociedade em geral devido a dar uma má influência à camada jovem da sociedade portuguesa, e também devido à péssima qualidade de argumento e representação. As críticas relativas a esta série têm vindo a aumentar, desde que atingiu alguma popularidade na televisão. Pais, educadores, e até já grande parte dos adolescentes continuam a desprezar o modo como a série têm evoluído e a imagem que dá aos pré-adolescentes e adolescentes que a vêem o que se tem revelado na diminuição de audiências ao longo dos anos.

Histórico da Série

Dado o sucesso da série em anos anteriores, a TVI mantém o horário de exibição no fim de tarde (19:15 - hora portuguesa).

  • Morangos com Açúcar - Série I (2003 / 2004), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, João Matos, Sandra Santos, Ricardo Leitão, Patrícia Muller, Lígia Dias, Elisabete Moreira e Vasco Domingos )
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série I (2004), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, Sandra Santos, Ricardo Leitão, Patrícia Muller, Lígia Dias, Elisabete Moreira e Vasco Domingos)
  • Morangos com Açúcar - Série II (2004 / 2005), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, Pedro Lopes, João Matos, Inês Gomes, Lígia Dias, Sandra Santos, Sara Rodrigues, Elisabete Moreira e Vasco Domingos)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série II (2005), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, Inês Gomes, Raquel Palermo, Sandra Santos, Mafalda Ferreira e Vasco Domingos)
  • Morangos com Açúcar - Série III: Geração Rebelde (2005 / 2006), Casa da Criação (Escrita por: Inês Gomes, Raquel Palermo, Sandra Santos, Vasco Domingos, Mafalda Ferreira )
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série III (2006), Casa da Criação (Escrita por: Inês Gomes, Catarina Peixoto, Eduarda Laia, Elisabete Moreira, Lígia Dias, Mário Cunha, Sandra Santos, Vasco Domingos )
  • Morangos com Açúcar - Série IV: Espírito Rebelde (2006 / 2007), Casa da Criação (Escrita por: Inês Gomes, Catarina Peixoto, Lígia Dias, Mário Cunha, Sandra Rocha, Sandra Santos, Vasco Domingos )
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série IV (2007), Casa da Criação (Escrita por: António Barreira e Patrícia Müller )
  • Morangos com Açúcar - Série V: Geração Rebelde (2007 / 2008), Casa da Criação (Escrita por: Elisabete Moreira, Pedro Lopes, Catarina Peixoto, Cláudia Marques, Cláudia Sampaio, Rita Roberto, Sara Simões )
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série V (2008), Casa da Criação (Escrita por: Patrícia Müller, Cláudia Sampaio, João Belchior, Lígia Dias, Mariana Alvim, Rita Roberto, Sara Simões )
  • Morangos com Açúcar - Série VI: Geração Rebelde (2008 / 2009), Casa da Criação (Escrita por: Elisabete Moreira , Cláudia Marques, José Pinto Carneiro , Mariana Alvim, Marta Coelho, Rita Roberto, Sara Simões , Ana Vasques)

Audiências

Desde a segunda temporada (2004) que a série é líder de audiências no seu horário, com especial destaque para a captação de mais de 73% de share no público jovem dos 4 aos 24 anos. A terceira temporada é a de maior sucesso até ao momento, com a quinta temporada a ser a segunda melhor.

  • MORANGOS COM AÇÚCAR (30 Ago 2003 - 6 Jul 2000)

11.0% audiência média / 30.8% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR - FÉRIAS DE VERÃO (7 Jul 2004 - 14 Out 2004)

11.9% audiência média / 32.5% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR II (15 Out 2004 - 22 Jun 2005)

10.4% audiência média / 31.7% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR II - FÉRIAS DE VERÃO (23 Jun 2005 - 19 Set 2005)

11.0% audiência média / 42.1% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR III (20 Set 2005 - 16 Jun 2006)

13.1% audiência média / 38.9% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR III - FÉRIAS DE VERÃO (17 Jun 2006 - 17 Set 2006)

11.4% audiência média / 38.1% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR IV (18 Set 2006 - 16 Jun 2007)

10.2% audiência média / 31.0% share

  • MORANGOS COM AÇÚCAR IV - FÉRIAS DE VERÃO (17 Jun 2007 - 16 Set 2007)

8.9% de audiência média / 34.8% de share

Número de espectadores no target dos 4 aos 24 anos / share

  • SÉRIE 1 - 263.100 / 40,1%
  • VERÃO 1 - 254.200 / 38,3%
  • SÉRIE 2 - 363.700 / 53.7%
  • VERÃO 2 - 453.000 / 74.0%

Estes dados foram divulgados pelas Marktest e MediaMonitor.

Elenco

Ver artigo principal: Lista de actores

Convidados Especiais

Ao longo das primeiras quatro séries de "Morangos Com Açúcar", a TVI convidou várias figuras públicas nacionais e internacionais para surgirem em participações especiais na série.

Série I:

Sugababes, Simply Red, Reamonn, Anjos, EZ Special e Nuno Gomes.

Série II:

Pimpinha Jardim, Fingertips e Daniel Bedingfield.

Série III:

João Moutinho, Marie Serneholt, Paula Teixeira, Greg Minaar e D'ZRT.

Série IV:

Diana, Mundo Secreto, Carlos Andrade, Asher Lane, Orishas, Melanie C e FF.

Série V:

Sean Kingston, Hands on Approach, Gutto, Sandra Nasic, 4Taste, TT, Slimmy, M.A.U. e Yves Larock

Série VI:

Angélico Vieira, Madcon, Pedro Guedes, Pedro Khima, Ricardo Guedes, Boss AC

No Brasil

  • A Rede Bandeirantes, por meio de um acordo com a TVI, exibiu a primeira série de Morangos com Açúcar em 2004 juntamente com a novela Olhos de Água, ambas, curiosamente, legendadas em português do Brasil. Ao contrário do que aconteceu em Portugal, a série não teve muito sucesso e foi retirada do ar ao fim de apenas três meses de exibição.

Cantores e bandas lançados

Morangos com Açúcar é uma série que coloca enorme importância na sua banda sonora e por conseguinte, tem funcionado como rampa de lançamento para a carreira musical de alguns dos actores e a boy band D'ZRT (David, Zé Milho, Topê e Ruca) são exemplos disso. Apesar da mistura entre realidade e ficção, as carreiras de ambos foram lançadas na série e bem recebidas pelo público da série.

Em seguida saiu o cd MorangIce bebida que popularizou o Bar Tutti-Frutti das Férias de Verão da Série Dois. Este CD contém as músicas preferidas dos actores principais da série. Também no álbum Planeta Pop e Mundo da Fantasia estão incluídas as músicas preferidas dos actores Cláudia Vieira (Ana Luísa), Pedro Teixeira (Simão), Rita (Vicky) e Rodrigo Menezes (Gil).

Tiago Castro (Crómio), Diogo Valsassina (Tojó Rochinha) e Raul Abrantes (João Batista) lançaram a 17 de Julho de 2006.Este projecto musical de curta duração não teve qualquer conexão com a série, apesar de contar com a presença dos três actores.

Em Julho de 2006 foi ainda lançado o CD Morang'Ice 2, com as músicas favoritas de actores da Série Três.

Em Agosto de 2006, na Série de Verão Três, surgiu a banda fictícia "Chantilly" formada pelas personagens Mónica (Helena Costa), Rute (Victória Guerra), Mimi (Jessica Athaide) e Carla (Oceana Basílio). Esta banda não transitou da ficção para a realidade, servindo apenas de elemento cómico na série.

Em Novembro de 2006 deu-se a apresentação e festa de lançamento do primeiro CD dos 4Taste, banda composta por Luke D'Eça, Francisco Borges, David Gama e Nelson Patrão. O CD muito simplesmente intitulado 4Taste alcançou a primeira platina em poucas horas e a tripla platina em poucos dias. No entanto, a banda continua com uma qualidade bastante degradante.


Em Agosto de 2007, os 4Taste lançaram uma edição especial do seu concerto no Campo Pequeno, um CD+DVD intitulado "Ao Vivo No Campo Pequeno". A este concerto assistiram mais de 6.000 pessoas.

Em Setembro de 2007, a marca "Morangos com Açúcar" lança o seu mais recente álbum intitulado "Férias de Verão - Os Temas deste Verão", o primeiro CD a ser lançado ainda com a respectiva série de Verão em exibição. Este CD contém os principais temas da banda sonora da Série de Verão Quatro.

A 26 de Novembro de 2007, surge o primeiro disco da primeira banda feminina saída da série "Morangos Com Açúcar" com o nome igual à banda, intitulada como "Just Girls". O CD lançado no dia 26 de Novembro vendeu mais de 10.000 cópias em menos de 24 horas, ficando assim registado o "Disco de Ouro". A 19 de Dezembro de 2007, a mais recente banda da série, continua no pódio (1º Lugar) dos cd´s mais vendidos em Portugal e alcança neste dia, a TRIPLA PLATINA, por vendas superiores a 60.000 discos.

No verão de 2008, sai o 10º CD da marca Morangos com Açúcar. Morangos com Açúcar - Vol 10, é um Duplo CD, com 40 músicas, todas da série de Verão, cantadas por: Duffy, Alicia Keys, Yves Larock ou Bob Sinclar.

Spin-Offs

No Palco

  • No dia 20 de Julho, é transmitido pela TVI, directamente da praia de Oeiras um concerto com o nome de Morango Mix, onde passam bandas das três séries de Morangos com Açúcar. Teve como apresentadores Catarina Morazzo (Isabel) e Diogo Valsassina (Tojó). Foram 3 horas cheias música de todas as séries dos Morangos Com Açúcar. Ao palco subiram: D'ZRT, FF, Patrícia Candoso, Anjos, Paula Teixeira, Squeeze Theeze Pleeaze, Fingertips, Paula Oliveira, Lullabye, Mercado Negro, Hands on Approach, André Indiana, Diana, Sónia Oliveira, Peste & Sida e Ménito Ramos.

Locais de Filmagens

A série é filmada nos estúdios da Fealmar em Vialonga, e alguns exteriores em Cascais e Oeiras. As cenas de downhill da Série III foram filmadas na Mata Real em Cascais. Os exteriores do Colégio da Barra até ao final da terceira série foram filmados no Museu da Pólvora de Barcarena. A partir da quarta série, os exteriores do novo Colégio são filmados no edifício da LogoPlaste em Aldeia de Juso, junto à Estrada da Malveira, concelho de Cascais. Os exteriores da Escola Secundária dos Navegantes são filmados na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. Algumas cenas da terceira série de Verão foram filmadas no Navio Escola Creoula, ao largo de Sesimbra. A quarta série de Verão foi filmada nas zonas de Cascais, Ericeira, no Algarve e em Salvaterra de Magos. Ao longo das quatro séries a produção também já se deslocou ao Porto, a Arouca, a Vila Nova de Milfontes, a Tróia (onde foram filmadas durante dois anos consecutivos as Férias de Verão), à Serra do Caramulo, à Serra da Estrela, a Porto de Mós, a Évora, a Marvão, ao Entroncamento, a Torres Novas, a Murça, a Torres Vedras, a Arcos de Valdevez, a Covilhã, a Serra da Estrela a Viana do Castelo, à Madeira, a Serra d'El Rei e a Castanheira de Pêra, e a diversos locais internacionais como o Brasil, Sierra Nevada, Sevilha, Macau, Londres, Marrocos, Cuba, Barcelona, Andorra e Cabo Verde.

Na série cinco, o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho em Lisboa serve de cenário à Escola Secundária D. Sebastião. Também Luís e Nuno foram à Polónia onde gravaram algumas cenas com a selecção nacional de andebol. As férias de verão mudaram de estação e rodam no Algarve, mais propriamente em Odeceixe havendo algumas cenas em Huelva. A série seis será feita integralmente com novos cenários, da autoria de Paulo Oliveira e Teresa Castelo (Decoração), com a excepção dos interiores da escola. Parte dela será rodada em Braga. No verão a série será rodada em Portimão, na Praia da Rocha

Episódios

Série I e Série de Verão I

  • Série I - 326 episódios
  • Série de Verão I - 91 episódios
  • Total: 417 episódios totais (2003-2004)

Série II e Série de Verão II

  • Série II - 272 episódios
  • Série de Verão II - 80 episódios
  • Total: 352 episódios totais (2004-2005)

Série III e Série de Verão III

  • Série III - 266 episódios
  • Série de Verão III - 82 episódios
  • Total: 348 episódios totais (2005-2006)

Série IV e Série de Verão IV

  • Série IV - 216 episódios
  • Série de Verão IV - 83 episódios
  • Total: 299 episódios totais (2006-2007)

Série V e Série de Verão V

  • Série V - 268 episódios
  • Série de Verão V - 69 episódios
  • Total: 337 episódios totais (2007-2008)

Série VI e Série de Verão VI

  • Série VI - 194 episódios
  • Série de Verão VI - 15 episódios
  • Total: 209 episódios exibidos (2008-2009)

(Última Actualização: 11 de Julho de 2009)

Ver também

Lista de séries portuguesas

Ligações externas

Ferramentas pessoais