OpenID

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

(Redirecionado de Openid)

OpenID é um sistema de identificação desenvolvido por Brad Fitzpatrick do LiveJournal. Trata-se de uma rede distribuída na qual a identidade de um utilizador é dada por um URL ou XRI que pode ser verificada por qualquer servidor que execute o protocolo.

Em sites que suportam OpenID, os utilizadores não precisam de criar uma nova conta antes de poderem autenticar-se. Só é necessário autenticação por um site que suporta OpenID, chamado fornecedor de identidade. Esse fornecedor pode então confirmar o dono do OpenID para outro site que suporta OpenID.

Diferente de arquitecturas single sign-on, OpenID não define um mecanismo de autenticação. Assim a força de um login por OpenID depende de quanto o site sabe sobre as políticas de autenticação do fornecedor de identidade. Sem tal confiança, o OpenID não é recomendado para ser usado com contas sensíveis, como as de comércio electrónico e bancos.


[editar] Diferenças entre OpenID e os padrões actuais

Alguns sistemas de contas online actuais são semelhantes ao OpenID em alguns aspectos, mas não permitem a transição entre um sistema de contas e outro. Por exemplo, sites de conteúdo online (ex. Windows Live, Google, Yahoo!) não solicitam novos registos do utilizador quando ele faz a transição de um serviço Web para outro pertencente ao próprio site. Posso, por exemplo, fazer meu primeiro registo só para usar o e-mail e começar a usar depois o serviço de relacionamentos do mesmo site sem fazer um novo registo, ou seja, usando o mesmo que eu fiz para usar o e-mail.

Com o OpenID, além disso ainda ser possível, um único ID na Web pode ser usado noutros sites e não só em serviços dentro de um mesmo site. Isso dá maior comodidade em subscrever serviços da web, mais facilidade de acesso aos sites e menos incómodo para gerir múltiplos ID's e passwords.


[editar] Sites que aderiram ao OpenID

Eis alguns sites que aderiram ao Open ID e começarão a usá-lo a partir de Fevereiro:

Yahoo!

Google

Windows Live

CNN

Wikispaces

Technorati

WikiTravel

LiveJournal

[editar] Ligações externas


  Este artigo é um esboço sobre Informática. Você pode ajudar o SAPO Saber expandindo-o.
Ferramentas pessoais