RedeTV!

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

RedeTV!
TV Ômega Ltda.
150px
O ponto de exclamação faz parte do logotipo da RedeTV!.
Gênero/Tipo Rede de televisão comercial
País 20px|Brasil Brasil
Fundação 15 de de 1999 ({{#expr:(2014)-( 1999 )-((04)<( 11 )or(04)=(11 )and(20)<( 15 ))}} anos)
Extinção {{{extinção}}}
Fundador {{{fundador}}}
Pertence a Amilcare Dallevo
Marcelo de Carvalho
Proprietário {{{proprietário}}}
Presidente Amilcare Dallevo
Vice-presidente {{{vice_presidente}}}
Cidade de origem border São Paulo, SP
Sede border Barueri, SP
Estúdios border Osasco, SP Av. Presidente Kennedy, 2869 Vila São José
border Barueri, SP
Rua Bahia, 205, Alphaville
Slogan Quem vê,já sabe BR
Formato de vídeo 480i (SDTV)
720p 1080i (HDTV)
Principais telespectadores Todas as idades
Afiliações {{{afiliações}}}
Cobertura Via satélite: 89,27% do território brasileiro
Significado da sigla {{{significado letras}}}
Emissoras próprias border São Paulo
border Rio de Janeiro
border Belo Horizonte
border Fortaleza
border Recife
border Porto Velho
border Vitória/Vila Velha
Emissoras afiliadas borderTV Brasília
border TV Pampa
border Rede VTV
borderTV Arapuan
Lista de emissoras
Cobertura internacional América do Sul (parcialmente)
Nomes anteriores Rede Manchete, TV!
Nomes posteriores {{{nomes posteriores}}}
Página oficial www.redetv.com.br
www.redetv.com.br/portal
Disponibilidade aberta e gratuita
analógico 09 VHF (São Paulo)
06 VHF (Rio de Janeiro)
04 VHF (Belo Horizonte)
digital 29 UHF (São Paulo)
21 UHF (Rio de Janeiro)
25 UHF (Belo Horizonte)
Disponibilidade por satélite
StarOne C 2 Banda L: 1370 MHz
Banda C: 3780 MHz
Polarização Vertical
Filtro BW: 27 MHz
Disponibilidade por cabo
TVA Canal 09 (São Paulo)
Canal 06 (Rio de Janeiro)
Net Canal 22 (Campo Grande)
Canal 15 (Distrito Federal)

Índice

A RedeTV! é uma rede de televisão brasileira com sede no município de Barueri, na Grande São Paulo, a 26 quilômetros da capital paulista, mais precisamente no condomínio empresarial Alphaville. Entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999. Das sete maiores redes de televisão aberta do Brasil, a RedeTV! é a mais nova.

A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas direcionados a segmentos específicos: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, programas de entrevista e femininos.

[editar] História

[editar] Concessões

A RedeTV! surgiu em 1999 apostando na tecnologia e em estratégias de mercado diferenciadas. Mesmo a emissora não tendo adquirido qualquer bem imóvel, móvel ou acervo da extinta TV Manchete, existem controvérsias a respeito da sucessão de dívidas da emissora dos Bloch para a RedeTV!. O Superior Tribunal de Justiça ainda analisa este impasse jurídico. [1]

Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho são os únicos sócios da TV Ômega (RedeTV!). Os equipamentos e o acervo da antiga TV Manchete foram assumidos pelo grupo empresarial HESED Participações antes mesmo da emissora falir. Os proprietários da RedeTV! alegam nunca terem assumido o compromisso de assumir o passivo trabalhista da TV Manchete. Há decisões judiciais a favor e contra este posicionamento dos donos da RedeTV!. [2][3]

As concessões da TV Manchete estavam vencidas e o Governo Federal realizou a transferência direta das mesmas para a RedeTV!. Tal decisão foi confirmada pelo Congresso Nacional.

A RedeTV! gera mais de 1500 empregos diretos e mais de 2500 indiretos, sendo a primeira rede de televisão a exibir em São Paulo a sua programação em formato digital de televisão.

A história da RedeTV! começa quando as cinco concessões da Rede Manchete começaram a ser novamente vendidas por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", sobrinho de Adolpho Bloch, falecido em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, e principal herdeiro da empresas do Grupo Bloch, após as tentativas fracassadas em 1992 e 1999, quando a rede enfrentou as graves crises de 1991 e 1998.

Em 2 de maio de 1999, o empresário e sócio do Banco Rural no empreendimento, Amilcare Dallevo, presidente da organização grupo paulista TeleTV, que opera o sistema de ligações interativas com sorteios pela televisão por meio do prefixo 0900, a qual operava o "Tele 900", assina o contrato para administrar 30% das dívidas da emissora e a concessão dela.

Em 8 de maio, depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, as emissoras foram adquiridas pela TV Ômega, do Dallevo Júnior. A transação ocorreu dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 1996. Se até 18 de maio de 1999, a TV Manchete não tivesse pagado boa parte de suas dívidas, seria liquidada e definitivamente extinta. Em 9 de maio, a TV Manchete é vendida ao grupo TeleTV. A empresa vai pagar passivos de R$ 330 milhões, cancelando as demissões feitas em 1998 e investindo US$ 100 milhões nos próximos 12 meses. No dia 10 de maio, a TV Manchete passa a se chamar TV!. Era o fim da Rede Manchete de Televisão. A última transmissão oficial da emissora é a final do Torneio Masters Series de Roma daquele ano, vencido por Gustavo Kuerten.

A TV Ômega tem concessões das antigas redes da Manchete no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Dallevo Júnior transferiu a sede da emissora para a cidade de Barueri em São Paulo. Pode-se dizer que a RedeTV! é sucessora das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e também principalmente da Rede Manchete, pois as concessões haviam sido originalmente da TV Tupi — no Rio de Janero, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza — e da TV Excelsior, com apenas uma concessão em São Paulo. Essas concessões haviam sido dadas à TV Manchete e transferidas para a TV Ômega.

[editar] TV!

Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!
Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!

Extra-oficialmente a RedeTV! entrou no ar no dia 10 de março de 1999 exibindo as atrações que restavam da Rede Manchete com o nome TV!, apesar do nome RedeTV! já ser divulgado nas grades de programação dos jornais. A grade consistia em televendas. O telejornal "Primeira Edição" substituiu o "Jornal da Manchete". Às 22 horas, era a vez da reprise da telenovela "Pantanal", que já estava em seu término. Às 22h50min era transmitido o "Clip Show", no lugar do "Manchete Clip Show", com duração de uma hora, que logo a seguir programas independentes eram exibidos, com destaque para "Estilo Ramy", que logo encerrava a programação às 2h00min. Aos domingos tinha o esportivo "Toque de Bola". Aos poucos essas atrações que restaram da Manchete foram saindo do ar ficando apenas o "Clip Show" e o "Primeira Edição", além do "Business", que continuou no ar mesmo com o fim da Manchete, alterando o nome para "Show Business". Foram também exibidas as séries japonesas entre 23h00min e 0h0min para depois programas independentes seguirem a programação até às 2h00min.

Aos poucos novas estrelas eram contratadas como João Kléber, Adriane Galisteu e Andréia Faria, conhecida também como "Sorvetão". Já no Teleton de 1999, os novos contratados da RedeTV! já estavam no ar. Mesmo antes da inauguração oficial da RedeTV! que seria algumas semanas depois.

[editar] Inauguração da RedeTV!

Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar a seguinte mensagem: "Faltam 3 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira", com um fundo verde e logomarca da "RedeTV!", o tempo de contagem regressiva — com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo — para inauguração às 7h00min no dia 15, embora colocasse comerciais de programas a cada 15 ou 30 minutos da própria emissora. No dia 13 de novembro, a frase muda para "Faltam 2 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". No dia 14 de novembro, a frase muda novamente para "Falta 1 dia para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". Nos dias 14 e 15, aparecia o texto "É hoje a inauguração da nova rede de televisão brasileira".

Às 6h59min32s do dia 15 de novembro de 1999 sem nenhuma cerimônia e repentinamente, apareceu o comercial da série Estadunidense "I Dream of Jeannie", com duração de 30 segundos. Depois em seguida, aparece a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal "Brasil TV", com duração de 30 minutos, sendo o primeiro programa televisivo da emissora. Sendo assim esse dia a inauguração oficial da RedeTV!.

[editar] 1999-2000

Luciana Gimenez se torna uma nova apresentadora da RedeTV! ao apresentar o programa "Superpop".
Luciana Gimenez se torna uma nova apresentadora da RedeTV! ao apresentar o programa "Superpop".

A lista de programas de segunda a sexta-feira e nos fins de semana era:

  • "RTV!", programa jornalístico exibido até 2002. [4]
  • "Interligado", transmititido das 19h00min às 20h00min, apresentava videoclipes musicais que eram apresentado por Fernanda Lima. Em 2000 o muda de horário para 18h00 às 19h00min, e posteriormente passa a ser apresentado por Fabiana Saba. [4]
  • "A Casa é Sua", que no início era apresentado por Valéria Monteiro. [4]
  • "Galera na TV", programa infantil que durou até metade de 2000, que ia ao ar às 18-19h). [4]
  • TV Fama, que ainda é transmitido, entre 19h00min e 20h00min. [4]
  • As séries "I Dream of Jeannie" e "Bewitched" — com 30 minutos cada — eram exibidas das 20h00min às 21h00min. Foi transmitido pela emissora até a metade de 2000. [4]
  • "Friends", entrava no ar todas as segundas às 22h30min com uma hora de duração, sendo transmitido até final de 2000. [4]
  • Das 21h00min às 21h45min, era exibido o "Jornal da TV!". Das 21h45 às 22h, o "TV Economia", que ficou sendo exibido até 2000. [4]
  • "Superpop", transmitido às 20h00min, que no inicío era apresentado por Adriane Galisteu. [4]. Atualmente é exibido às 22h por Luciana Gimenez.
  • "TV Escolha", exibido somente aos domingos, onde três filmes eram exibidos nas tardes entre 14h00min e 20h00min, com o sorteio de dois filmes em cada sessão. Foi trasmitido até 2001, com apresentação do crítico de cinema Rubens Edwald Filho.
  • "Bola na Rede", um mesa-redonda também exibido somente aos domingos, também era transmitido o com Juca Kfouri, que atualmente é apresentado por Fernando Vanucci.
  • "Leitura Dinâmica", um jornalistico semanal antigamente apresentado por Milton Jung. [4]

Em 2000, a rede trouxe a jornalista Marília Gabriela e o apresentador e repórter Otávio Mesquita, lançando os programas "Gabi" e "Perfil 2000", além do programa "A Casa é Sua" que foi apresentado por Sônia Abrão entre 2000 e 2002.

Na noite do dia 15 de novembro, a rede comemorou um ano no ar. [5]

[editar] Década de 2000

[editar] 2001

Em janeiro de 2001, o programa de clipes musicais Interligado, apresentada pela Fabiana Saba, muda de nome para ser programa de compertição para "Interligado Games". O programa foi extinto em 2003 pois a presentadora passou a residir nos Estados Unidos da América.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, a rede começa a seguir o modelo das emissoras internacionais da CNN, dos Estados Unidos, e Al Jazira do Catar. A RedeTV! começa a inserir mensagens na parte inferior da tela, para que telespectadores lessem um resumo do que estava sendo exibido no momento. Esse recurso é usado até hoje seus programas.

[editar] 2002

Em 2002, o programa semanal de João Kléber de todas as segundas-feiras, muda duas vezes de nome.

Terminam os contratos de dois apresentadores: O de Otávio Mesquita — até o momento apresentador do programa "Perfil 2000", foi transferido para a Rede Bandeirantes — e de Marília Gabriela, que voltava para o SBT. Sônia Abrão também migrava para o SBT neste mesmo ano, e em seu lugar entra Leonor Corrêa no "A Casa é Sua".

Neste ano, a rede diminui o espaço dado às emissoras locais que retransmitem ou são afiliadas, geralmente com propagandas.

A emissora começa a exibir novelas estrangeiras com a estréia da sua primeira novela "Yo soy Betty, la fea", uma trama colombiana exibida no horário nobre. Depois, seguem-se outras atrações do gênero como "Pedro, El Escamoso", "Gata Salvaje" e "Pasión de Gavilanes", exibidas até o final de 2003. Em dezembro de 2004, a RedeTV! leva ao ar a reprise de "Yo soy Betty, la fea", concorrendo com a reprise de "Deus Nos Acuda" do "Vale a Pena Ver de Novo" — programa da Rede Globo — e "Pérola Negra" do SBT. Com o fim da reprise, a emissora deixou de produzir novelas desde 2006 especialmente no horário nobre, faixa hoje ocupada pelas TVs Band e Record.

Houve a estréia do feminino "Bom Dia Mulher" — também exibido até hoje nas manhãs de segunda à sexta-feira — que até então o horário era ocupado por informerciais.

Outro programa de grande repercussão e audiência, chegando a se manter na vice-liderança noturna, era o programa "Noite Afora" apresentado por Monique Evans, trazendo matérias e entrevistas de conteúdo sensual, sempre se encerrado com um strip-tease parcial.

[editar] 2003

A queda e a falta de qualidade da programação da RedeTV! resultou na desfiliação da TV Brasília que trocou a RedeTV! pela Rede 21 [6] em 2003. Com isso, a RedeTV! deixou de ser assistida em sinal aberto em todo o Distrito Federal, e também pela televisão paga local — a Mais TV —, podendo ser assistida apenas pela DirecTV, SKY Brasil e NET, através do sinal do Brasilsat B1, que em 2007, a emissora passou a utilizar o Brasilsat B4.

Mas o crescimento voltou com a afiliação da TV Pampa Porto Alegre, que trocava a TV Record pela RedeTV!. A TV Pampa voltou a transmitir a Rede Record, depois de pouco mais de sessenta dias transmitindo a RedeTV!.

No jornalismo, a emissora une o "TV Esporte" e o "RTV", formando o "TV Esporte Notícias" apresentado por Fernando Vanucci e pela no momento inexperiente Renata Maranhão.

Em junho, estreia o " Almoço com os artistas" apresentado por Faa Morena, que recebia com muita simpatia, artistas renomados e que marcava e alegrava as tardes de sábado.

Em 28 de setembro, estréia o programa humorístico de sucesso da Rádio Jovem Pan FM, o "Pânico na TV". Pouco tempo depois, mas precisamente em 3 de novembro de 2003 , Clodovil Hernandes estreava como apresentador do feminino "A Casa é Sua", substituindo Leonor Corrêa.

Ao final daquele ano, a RedeTV! negocia com a TopSports a transmissão de alguns eventos esportivos, nascendo assim o projeto Esporte Interativo.

[editar] 2004

Depois da perda de duas importantes redes regionais, TV Pampa Porto Alegre e TV Brasília, a RedeTV! encontrou no final de 2003 e no início de 2004 um mercado favorável ao crescimento de sua cobertura geográfica. A capital gaúcha voltou a receber o sinal da RedeTV! através da TV Urbana — transmitindo no canal 55 UHF de Porto Alegre —, que desde 2007 passou a se chamar "TV Cristal Porto Alegre".

[editar] 2005

Em 15 de janeiro de 2005, o estilista Clodovil Hernandez é demitido da emissora por causa das diversas criticas a apresentadora Luisa Mell e integrantes do Pânico na TV. Clodovil move ação juridicial alegando que a emissora demitiu injustamente. Em 12 de novembro de 2008, a emissora é condenada a pagar R$ 1 milhão de reais de inderização.[7]

Mas também foi um ano de grandes perdas. Após uma grande batalha judicial com a TopSports, a empresa de marketing esportivo ameaçou cortar o sinal da RedeTV!, se a emissora continuasse a transmitir a Liga dos Campeões da UEFA. Foi a cartada final para ganhar os direitos de transmitir o restante da temporada, e há quem diga que foi aí que a emissora começou a atravessar uma grave crise judicial. Hoje esta competição esportiva é transmitida pela TV Record.

Em 14 de novembro de 2005, véspera do aniversário dos seis anos da emissora (15 de Novembro) por uma decisão judicial, o sinal do canal 9 VHF de São Paulo, foi desligado às 21 horas — 10 minutos depois do horário político — e a RedeTV! ficou por mais de 25 horas fora do ar. O sinal via a cabo ou satélite não foi interrompido, mesmo em São Paulo. A saída do ar da rede provocou manifestações da imprensa de rádios, emissoras de televisão, jornais e páginas de internet nos dias seguintes.

A medida foi tomada porque a emissora descumpriu uma ordem judicial onde ela era obrigada a exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público e por ONGs no lugar do "Tarde Quente", uma atração vespertina apresentada por João Kléber, que segundo o Ministério Público, estimularia a homofobia e o preconceito contra homosexuais em "pegadinhas".

Em 2002, a Revista Veja denunciou as pegadinhas, que segundo os jornalistas elas eram pura armação.

Embora estivesse no ar via satélite, no período que ficou fora do ar, a RedeTV! exibiu apenas reprises em toda a sua programação, com exceção do departamento dos jornalísticos e esportivos, assim também como o programa "TV Fama", que ficou de plantão nesse dia.

A RedeTV! acatou a decisão e exibiu do dia 12 de dezembro de 2005 até o dia 20 de janeiro de 2006 o programa obrigatório "Direitos de Resposta", em parceria com o Ministério Público e com ONGs de direitos humanos.


Quase sete anos após ter assumido os canais que antes perteciam à Rede Manchete de Televisão, no dia 29 de novembro de 2005 os sindicatos dos radialistas e jornalistas de diversos estados do país encaminham ao presidente do Brasil (Luiz Inácio Lula da Silva) e também a diversos ministros o pedido de cassação das concessões da Rede Manchete, dadas à RedeTV!. Eles alegam que a emissora descumpre ordens judiciais que a colocam na condição de sucessora da extinta emissora (e, portanto, responsável por suas dívidas), não pagam salários atrasados, sonegam impostos, não pagam FGTS, desrespeitam leis que regulamentam as profissões de seus funcionários, entre outras queixas. O caso foi arquivado.

Duas novas capitais começam a contar com o sinal da RedeTV!: a capital do Espírito Santo, (Vitória), que recebe as imagens através da RedeTV! ES, pelo canal 13 VHF; e a capital do Rio Grande do Norte (Natal), através da MultTV!, atual TV Independente, pelo canal 17 UHF. Brasília voltou a receber o sinal, diretamente do satélite e por televisão a cabo.

[editar] 2006

Em 11 de março Faa Morena passou a comandar o eletrizante "Ritmo Brasil", que traz as tendências musicais de todo o Brasil, apresentando muitos artistas em seus locais de origem, mostrando inclusive muitas curiosidades da rotina pessoal e profissional dos mesmos, com entrevistas exclusivas e trechos de shows que levantaram a galera.

Em 26 de abril, chega ao fim o programa A Casa é Sua, depois de mais de 5 anos no ar desde da estreia da emissora. No lugar da antiga atração, entra o novo programa A Tarde É Sua, com a jornalista Sonia Abrão, que já atuou na RedeTV!, entre 1999 e 2002, substituindo Marisa Carnicelli.

[editar] 2007

Sede da TV Pampa, afiliada à RedeTV! em Porto Alegre, RS.
Sede da TV Pampa, afiliada à RedeTV! em Porto Alegre, RS.

Depois que a TV Record comprou a TV Guaíba em Porto Alegre, a TV Pampa Porto Alegre iniciou negociações para voltar a transmitir a RedeTV! e o contrato foi assinado em meados do mês de junho na entrega do prêmio people no festival de publicidade de Gramado. Nesse primeiro momento, somente a TV Pampa Porto Alegre foi sua afiliada, a TV Pampa Norte, Centro e Sul continuaram afiliadas à Rede Record até julho de 2008[8]. Em Salvador, a RedeTV! passou a ser transmitida pelo canal 18 UHF (Dentro de alguns dias irá para o canal 59 UHF).

Entre janeiro e fevereiro, vão ao ar duas atrações Estadunidenses: o reality show "The Contender" e o seriado "Desperate Housewives", que em 2008 ganhou uma versão Brasileira intitulada "Donas de Casa Desesperadas".

No dia 3 de agosto, Goiânia começou a receber o sinal da RedeTV! no canal 49 UHF, através da retransmissão da Rede VTV, afiliada a RedeTV! em Santos, SP.

No dia 16 de agosto, os sindicatos de trabalhadores radialistas e jornalistas (o FITERT e FENAJ) dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e as respectivas federações do país, enviam novamente carta ao presidente Lula, reclamando que os donos da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho Fragali, de que eles não estão cumprido o acordo firmado com os sindicalistas. Eles querem que os donos cumpram o acordo de pagar as dívidas trabalhistas e salários atrasados dos funcionários da antecessora Rede Manchete, como era previsto no contrato para assumir o controle e a concessão do canal que a família Bloch era detentora. [9]

No dia 21 de agosto, em Porto Velho, Rondônia, uma nova afiliada da rede: a inauguração da geradora da RedeTV! Rondônia — exibindo no canal 17 UHF, antes uma retransmissora —, pertencente ao Sistema Gurgacz de Comunicação. A emissora tem uma programação local que é líder de audiência em Rondônia. [10]

Em 24 de Agosto, o "RedeTV! Esporte" sai do ar, por não mais atingir índices satisfatórios de audiência. [11] Em seu lugar, no dia 27 de agosto, entrava no ar mais um programa jornalístico: o "Notícias das 6", com Rodolpho Gamberini. O noticiário mudou de nome e atlamente é o Notícias das Sete, e é apresentado por Cristina Lyra.

[editar] 2008

Sede da TV Pampa Sul, afiliada à RedeTV! em Pelotas, RS.
Sede da TV Pampa Sul, afiliada à RedeTV! em Pelotas, RS.

No dia 1º de fevereiro, a RedeTV! perdeu uma de suas principais afiliadas: a RedeTV Sul!, transmissora do canal em todo o estado de Santa Catarina e em parte do Paraná, assinou em 29 de novembro um contrato com o SBT que garante o sinal do canal em Santa Catarina, onde a RedeTV Sul! recebeu o nome de SBT Santa Catarina com sede na cidade de Lages.

No dia 8 de abril, a RedeTV! Rio de Janeiro torna-se a primeira emissora fluminense a ter o sinal digital em alta definição.

Em maio, a RedeTV! passou a ter seus primeiros correspondentes internacionais: Daniel Fabris em Nova Iorque para cobrir os Estados Unidos da América e o repórter Franz Vacek em Paris para cobrir a Europa.

Em 1º de junho, a TV Brasília, transmitida pelo canal 6 VHF volta a ser afiliada após cinco anos e passa a retransmitir parte da grade diária da RedeTV!, tornando-se a 43ª afiliada.[12]

No dia 3 de junho, entrou no ar a TV Arapuan em João Pessoa, na Paraíba. No dia 25 de Outubro, entrou no ar a TV Arapuan em Campina Grande.

No mesmo mês a RedeTV! começa a exibir os episódios do animê Pokémon, antes exibido pelas emissoras Globo e Record.

Em 14 de julho, a RedeTV! ganha três novas afiliadas no Rio Grande do Sul: a TV Pampa Sul (Pelotas), a TV Pampa Centro (Santa Maria) e a TV Pampa Norte (Carazinho). Desde 1º de junho de 2007, a rede já era transmitida em Porto Alegre pela TV Pampa, canal 4, em substituição à Rede Record que havia inaugurado uma emissora própria no canal 2, onde funcionava a TV Guaíba, mas no interior do estado, as emissoras da Rede Pampa de Comunicação ainda eram afiliadas à Record, o que terminou após divergências entre os diretores dos dois grupos. A Rede Record deixou de ser transmitida pela Rede Pampa e passou a cobrir temporariamente apenas a região sul do estado com a TV Nativa, canal 18 de Pelotas.

No dia 3 de outubro, Amílcare Dallevo Jr., anuncia ao vivo no "Bom Dia Mulher" que a RedeTV! terá nova sede, agora na cidade de São Paulo. A futura sede será inaugurada em 15 de novembro de 2009, quando a rede completa dez anos no ar.

[editar] 2009

O programa RITMO BRASIL – MUITA MÚSICA EM SUA VIDA! passa a ser exibido aos domingos, às 18h15, e representa o principal espaço da música brasileira na televisão. Em todos os programas, um papo descontraído, regado ao som dos mais diferentes estilos musicais. Não há preconceito. Do samba ao reggae, do sertanejo ao pop, do clássico ao rock, além da nossa MPB, tudo é bem vindo. Lançamentos e artistas consagrados dividem o mesmo pedaço, e fazem das tardes de domingo uma grande diversão. Tudo isso muito bem amarrado pela simpatia, irreverência e espontaneidade da apresentadora "Faa Morena", considerada a grande anfitriã da TV brasileira.

É uma atração que tem como foco principal uma programação musical de qualidade, apresentando em reportagens dinâmicas, os diversos estilos musicais que movem o país. O programa viaja para todos os cantos do Brasil, mostrando o trabalho de diversos artistas que arrastam multidões por este país. Sempre de forma descontraída e direcionado para todas as classes sociais, as reportagens revelam curiosidades, segredos e muita música, é claro. O Ritmo Brasil é o espaço onde os cantores têm a oportunidade de trazer suas músicas e ainda falar sobre carreira, mercado fonográfico, pirataria, Internet, assuntos ligados que envolvem música e também contar um pouco – ou muito – sobre sua intimidade com família, filhos e amigos.


No mês de maio, a RedeTV! traz de volta o telejornal esportivo RedeTV! Esporte para o horário das 11 e meia da manhã. Também estreia o programa Manhã Maior, no horário das 9 da manhã, substituindo o Bom Dia Mulher. O Notícias das 7 sai do ar. Em seu lugar é exibida a edição noturna da TV Kids. Em Junho a Rede TV! apresenta sua nova programação esportiva, anunciando o quinto ano consecutivo da exibição do Campeonato brasileiro série B, a estréia da Eufa Europa League e do campeonato de luta livre MMA exibido aos sábados no programa UFC sem Limites.

[editar] Tecnologia

Seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil, a RedeTV! implanta tecnologia de captação, exibição e arquivo completamente digital, em toda sua grade progamação (tapeless). A RedeTV!, também utiliza sistema de automação para diagramação de sua grade de programas, desenvolvido inteiramente por sua equipe de TI. Toda exibição de videos ao vivo, matérias externas ou comerciais são exibidos digitalmente, assim como muitas emissoras Brasileiras. Além disso possui equipamentos como helicópteros e moto links para buscar informações em grandes distâncias. A RedeTV! também transmite em alta definição.

[editar] Cobertura geográfica da RedeTV!

A RedeTV!, desde sua estréia em novembro de 1999, vem crescendo, quando comparada com outras emissoras de televisão no mesmo período, no Brasil. Em seis anos no ar, a cobertura da RedeTV! aumentou em 763%, aumentando o número de emissoras próprias, de cinco (RedeTV! São Paulo,RedeTV! Rio de Janeiro,RedeTV! Belo Horizonte,RedeTV! Recife e RedeTV! Fortaleza) para cinquenta e três emissoras, abrangendo 82% do território Brasileiro, o que representa 3560 municípios em todo o Brasil.

O estado de Minas Gerais tem a maior cobertura geográfica da RedeTV! no Brasil, com mais de 234 municípios. Enquanto no Ceará a RedeTV! está sendo transmitida em apenas 6 municípios na região metropolitana de Fortaleza. A emissora não cobre todas as capitais do Brasil, como a cidade de Palmas, no estado do Tocantins.

Com isso, 26 estados da federação passam a receber as imagens da RedeTV! com intermédio de emissoras locais, mas cidades importantes como Campo Grande, Maceió e Aracaju continuam fora da área de cobertura da RedeTV!, porém, estas cidades podem sintonizar a emissora por meio de uma operadora de televisão via satélite ou a cabo. Nesses 10 anos de existência nunca conseguiu uma afiliada na Bahia, malmente um canal de RTV de baixíssima potência que praticamente não cobre a cidade de Salvador.

A RedeTV! e a TV Globo são as únicas emissoras que aumentaram suas receitas publicitárias este ano. Informação divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo dá conta de que a área comercial da RedeTV!, comandada pelo publicitário Antônio Rosa Neto, baterá recorde de faturamento em junho. Além disso, a emissora, junto com a TV Record, foram as únicas a registrarem crescimento na audiência em 2007, com respectivamente 10% e 5%.

[editar] Slogans

  • 1999-2000: A nova rede de TV do Brasil.
  • 2001-2007: A Rede de TV que mais cresce no Brasil.
  • 2008- Quem vê, já sabe.
  • 2009: Dez Anos com Você

[editar] Artistas da RedeTV!

[editar] Programas exibidos pela RedeTV!

Ver artigo principal: Programas exibidos pela RedeTV!


[editar] Emissoras da RedeTV!

Ver página anexa: Emissoras da RedeTV!

[editar] Referências

[editar] Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre RedeTV!
Precedido por
Rede Manchete
RedeTV!
1999 - presente
Sucedido por

" style="vertical-align:middle; padding-left:7px; width:0%;">}}}}


" style="vertical-align:middle; padding-left:7px; width:0%;">}}}}

Ferramentas pessoais
Outras línguas